DIA INTERNACIONAL DO CELÍACO

Seguem sugestões de bebidas e comidas para quem tem intolerância ao Glúten, para pautas sobre o Dia Internacional do Celíaco.

DIA INTERNACIONAL DO CELÍACO: Cervejas sem glúten estão cada vez melhores

Confira a análise de Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com  

Em maio (16), comemora-se o Dia Internacional do Celíaco, data instituída para sensibilizar e informar o público sobre a intolerância radical ao glúten. Para atender a demanda de pessoas que precisam manter uma dieta restritiva, os mercados, não só o de comidas, mas também o de bebidas, tiveram que se adaptar. E no caso do segmento de cervejas, houve uma evolução significativa nos últimos anos, tanto em termos de opções quanto na qualidade do produto.

Hoje, temos no mercado excelentes rótulos, alguns que, inclusive, já ganharam medalhas em importantes campeonatos, competindo na mesma categoria de cervejas que não são isentas da proteína.

“Temos diversas opções de cervejas sem glúten, hoje, no Brasil, mas elas ainda são pouco conhecidas e quase nada divulgadas. Muita coisa mudou no gosto delas, ainda mais se compararmos com a qualidade das opções que temos hoje”, afirma Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com.

Confira a sua evolução das cervejas sem glúten.

(Análise feita por Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com)

Descobrindo as Cervejas sem Glúten.

A primeira linha que provei foi a inglesa Greens. Os estilos eram tradicionais como Dubbel, Belgian Pale Ale, Bitter, entre outros. Mas ficavam longe da proposta dos estilos e não eram muito agradáveis para beber. Me lembro que isso foi em meados de 2010. (Depois não provei mais as cervejas da Greens. Caso alguém tenha provado recentemente e se ela mudou, conte o que achou, ok?).

Com o tempo surgiram outras marcas e os processos de fabricação foram evoluindo. Cervejas como a espanhola Estrella Damm Daura e a tcheca Celia chegaram por aqui. As duas do estilo Pilsen e bem agradáveis para beber. Principalmente a Celia, que lembrava uma autêntica Bohemian Pilsner.

Já no ano passado conheci as canadenses da Glutenberg, que são fantásticas. A Glutenberg American Pale Ale tem medalha de prata na categoria Cerveja sem Glúten no World Beer Cup e a Glutenberg Rousse (Red Ale) medalha de ouro. Gostei muito da Glutengberg India Pale Ale.

Cerveja Sem Glúten, Destaque no Festival de Blumenau em 2016

Vejo que a consagração das cervejas sem glúten aqui no Brasil veio durante o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau de 2016, onde a marca Lake Side levou medalha de ouro na categoria Belgian Lambic.

Categoria que, vale lembrar, não é específica de cerveja sem glúten, trata-se de uma categoria “normal” e uma das mais difíceis. Tanto que não houveram outras premiações nesta categoria, somente o ouro pra Lake Side.

A Lake Side é uma marca de Curitiba e exclusiva de cervejas sem glúten. Produzida na cervejaria Farrapos de Passo Fundo (RS), foi a primeira cerveja sem glúten feita no Brasil. Os métodos de produção foram desenvolvidos e patenteados pelo cervejeiro Paulo Veit.

A linha é completa, indo de cervejas claras e leves como a Lake Side Lager, passando por colaborativas e saborosas como a Lake Side APA, feita com em conjunto com Way e a Lake Side Crazy, feita em conjunto com a F#%*ing Beer. Também têm algumas bem criativas como a Lake Side Tartufi Lager, feita com laranja e trufas brancas em parceria com a Tartuferia San Paolo.

Cervejas sem Glúten para Todos

Pois é, cerveja sem glúten não é mais aquela cerveja sem gosto ou que não tem gosto de cerveja. Pelo contrário, agora há inúmeras opções de excelente qualidade. E também não ficam mais restritas àqueles que são intolerantes ao consumo de glúten, como os celíacos, ou ainda para aqueles que fazem dieta de alimentos sem glúten. Elas podem e devem ser apreciadas por todos.

Onde encontrar:

As lojas Mestre-Cervejeiro.com possuem diversas opções de cervejas sem glúten. Verifique na unidade mais próxima, caso não tenha é só solicitar. Para os endereços e telefones, acesse: Lojas Mestre-Cervejeiro.com

Vinho Seleto apresenta o Degusta Glúten Free

Assinatura de kit especial traz vinho e petisco harmonizado para clientes com intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten afeta milhares de brasileiros. Pensando nisso, a Vinho Seleto – empresa familiar especializada em vinhos, comida e cultura -, apresenta a versão especial de sua assinatura de kits Degusta, o Glúten Free.

O Degusta (http://www.vinhoseleto.com.br/paginas/46/assinatura-degusta) traz, a cada mês, um rótulo de vinho diferente acompanhando uma comidinha especial para harmonizar, além de uma ficha com suas histórias e especifidades, e um guia sobre como degustá-los juntos. Ele é entregue em casa, e tanto o vinho quanto a comida que o compõem são cuidadosamente selecionados, de acordo com peculiaridades, qualidades e valores regionais.

O kit especial Gluten Free conta com o vinho Fly Solo Branco – delicioso branco de Languedoc, região famosa pelos ótimos exemplares de excelente relação custo benefício. Com 85% de Grenache Blanc e 15% de Viognier, possui aroma floral e um palato saborosamente vibrante. Ele é macio e especiado, deixando notas cremosas na boca, segundo avaliação da prestigiada revista americana Wine Spectator. Trata-se de um vinho muito fácil de beber e de apreciar. Para harmonizar, o rótulo acompanha um saboroso peito de frango defumado e um pote de BBQ de maçã, ambos da chef Paula Labaki, além de um vidro de relish de pepino e um pacote de torradinhas deliciosas.

Os interessados na assinatura devem acessar o link – http://www.vinhoseleto.com.br/produtos/607/degusta-gluten-free.

Não assinantes podem comprar o Degusta pela opção à la carte.​

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s